O fato da ameaça digital se tornar real fez com que os impressos tivessem que se adaptar e buscar novas soluções para se adequar a essa nova era se reinventando e evoluindo.
Atualmente o impresso e o digital dividem o mesmo espaço no mercado, nenhuma empresa deixou de imprimir algum conteúdo para deixá-lo exclusivamente em formato digital. Apesar de ter sido inicialmente abalado, o mercado de impressos se reergueu ganhando força como mostram diversas pesquisas sobre o setor. O constante surgimento de modelos, opções de impressão, tamanhos e funções manteve o mercado em um lugar que dificilmente será perdido. Uma prova disso foi uma pesquisa realizada pela Two Sides, uma iniciativa global de empresas da indústria da comunicação gráfica. É uma organização sem fins lucrativos que busca iniciativas sustentáveis em todas as etapas da indústria da comunicação impressa. Essa pesquisa foi feita em 10 países sendo eles Austrália, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os resultados indicam que os consumidores confiam e tem um entendimento melhor em informações adquiridas de fontes impressas.
Através dessa pesquisa é possível concluir que os consumidores apesar de estarem inseridos no meio digital ainda preferem os meio impressos. Alguns dos motivos para essa preferência são a sobrecarga digital e a questão da segurança e confiabilidade dos meios digitais.
Muitos dos entrevistados (71%) se sentem inseguros sobre os seus dados pessoais estarem circulando pela internet e acreditam que manter informações impressas em casa é a maneira mais segura de armazená-las. Os entrevistados também levam em conta a questão da saúde, muitos acreditam que passam muito tempo inseridos no meio digital e sentem que estão sofrendo uma sobrecarga digital, fazendo com que achem mais agradável ler um conteúdo impresso ao invés de digitalmente.
Em geral há diversos fatores que mantém a indústria de impressão atuando como nunca. E os meios digitais ao invés de atrapalharem acabaram fomentando sua evolução fazendo com que se adaptassem e trouxessem novas opções para o consumidor mantendo sua preferência.
Fonte: Diamond Brasil