É fato notório que o mercado corporativo cada dia mais tem utilizado o serviço de Outsourcing de Impressão nas empresas. 95% das grandes empresas utilizam esse serviço atualmente e o mercado SMB também está descobrindo as vantagens desse tipo de contratação.
O que vem me chamando a atenção é quando o cliente tem a necessidade de reavaliar o seu contrato atual no período da renovação.
Estando ou não satisfeito com o serviço atual prestado, é salutar que o cliente avalie o que o mercado de Outsourcing de Impressão tem a oferecer considerando serviços e produtos, afinal o contrato que está terminando foi assinado há no mínimo 24 meses, sendo em sua grande maioria em 36 meses - ou seja - há 3 anos de EVOLUÇÃO em equipamentos e serviços.
Então, vem a questão: apesar de já ter sido objeto de redução de custos na primeira contratação, a busca agora é por mais redução de custos (!). Só existe 1 forma de reduzir o custo de um projeto de Outsourcing de Impressão em sua renovação:
Reduzindo a quantidade de equipamentos que fazem parte da solução atual e/ou volume de impressão contratado ou reduzindo o perfil dos equipamentos utilizados;
Qualquer outra forma de redução, considerando: manter os equipamentos atuais (só favorece o atual fornecedor), aceitar equipamentos seminovos, ao invés de reduzir os custos só irão agravar os seus problemas com impressão.
Antes do outsourcing de impressão, você comprava impressoras (equipamentos novos)
Agora que tem outsourcing de impressão, na renovação você irá aceitar trocar os equipamentos "velhos" por outros um pouco menos antigos? É o mesmo que trocar 6 por 4.
É o que eu chamaria de economia burra. Qualquer equipamento que não seja novo, terá um aumento de chamados técnicos. Menor eficiência energética, menor capacidade de toners, menos serviços que podem ser agregados (impressão com crachá, biometria, etc).
Aí eu escuto de um cliente: como o equipamento não é meu, não tem problema -é responsabilidade da empresa que eu contratei. Sim , é responsabilidade da empresa que você contratou, mas isso NÃO resolve o aumento do número de chamados técnicos. Mais tempo parado, maior o prejuízo da empresa. Mais dores de cabeça aos usuários, maior insatisfação.
Sem contar que com o decorrer dos anos, o desgaste será maior, ou seja mais paradas sem contar a indisponibilidade de peças, kits e toners originais e técnicos que conheçam esse equipamento mais antigo.
Será que efetivamente é um bom negócio renovar o contrato de Outsourcing de Impressão com os mesmos equipamentos ou aceitar a troca por outros equipamentos "seminovos"?
Pense nisso.